terça-feira, 2 de agosto de 2011

2007 - Vitor Ramil + Marcos Suzano - Satolep Sambatown


Satolep Sambatown é a fusão de dois universos particulares. Marcos Suzano, percussionista que além da carreira solo já tocou com artistas como Gilberto Gil, é carioca e tem formação fortemente ligada à tradição sambista do Rio de Janeiro. Dele vem a referência "Sambatown", enquanto "Satolep" é anagrama da cidade natal de Ramil: Pelotas. Vitor define-se como narrador de uma "estética do frio" e para isso lança mão de harmonias abertas, arpejos em cordas de aço e letras banhadas em densa poesia.
O disco já começa com uma ferida exposta. Livro Aberto deixa claro sentimento de falta que vive dentro do poeta que lança mão de frases como "essa cama imensa que não vai passar", sugerindo forte ausência dentro de seu eu. Marcos Suzano acrescenta gravidade e desespero com ricos elementos percussivos, destaque para a cuíca e o vento que sopra ao final da faixa. Em seguida, o vento continua a uivar solidão em "Invento". O caminho segue com músicas a contar viagens, ilusões, aridez, seca, paixões, sonhos, desespero e desejo de encontrar seu lugar.
Além de intenso conteúdo poético, outro ponto alto do trabalho está nos ricos arranjos feitos e no cuidado e beleza que Marcos Suzano imprime nas percussões. Batuques, assobios, cuícas, pandeiros, baterias e inúmeros outros elementos embutem charme e categoria ao disco.

01 - Livro Aberto
02 - Invento
03 - Viajei
04 - Que Horas Não São (part. Kátia B)
05 - O Copo e a Tempestade
06 - A Zero Por Hora (part. Jorge Drexler)
07 - 12 Segundos de Oscuridad
08 - A Ilusão da Casa
09 - Café da Manhã
10 - A Word is Dead
11 - Astronauta Lírico

5 comentários:

Lucas Petry Bender disse...

Tche, quando descompactei o arquivo deu uma mensagem de erro, e agora vejo que não há faixa 9.
Mas agradeço mesmo assim.

Taty TumTum disse...

Adorei a dica. Valeu!

Uma Música Por Dia disse...

Lucas, vou dar uma conferida nisso, caso o problema aconteça comigo também, posto a nona faixa separadamente.
Taty, Vitor Ramil é muito bom, né?!
Abraços

Curupa disse...

Pois é, a música 9 dá erro quando descompacta. Posta ela separadamente pra gente poder dar uma conferida nesse petardo musical do Marcos Suzano.

Uma Música Por Dia disse...

Curupa, vou postá-la separadamente e aviso!
Abraço