quarta-feira, 13 de julho de 2011

2009 - Devendra Banhart - What Will We Be


Hoje é o dia em que convencionou-se como aniversário do rock'n'roll. Muitos perguntam por onde anda e para onde ele vai, alguns acham que ele acabou, mas não sei, acho que está apenas adaptando-se aos novos tempos.
Para comemorar a data, posto um dos discos que mais gosto de ouvir deste que é um legítimo representante do novo movimento dentro do rock. O Devendra normalmente grava discos cheio de referências e transita por diferentes linhas do rock. Aqui a música não é marcada pelos fortes riffs de guitarra nem por melódicas linhas de baixo. O cara mescla rock com outros estilos como jazz, blues, pop, ritmos latinos e indianos.
O que não falta é motivo para eu gostar deste disco, posso citar a beleza das instrumentações, o fato de ele ser extremamente ensolarado e recheado de baladinhas românticas, animadas e/ou carinhosas como "Baby" (dá vontade de ter uma namorada e ficar o tempo inteiro junto!), "Brindo" (bela celebração ao amor), "Angelika" e "Can't Help But Smailing". Os outros discos do Devendra que conheço têm pegada mais psicodélica ou melancólica, então aqui eles provam que são capazes de fazer trabalhos com diferentes estilos sem ficar presos a fórmulas pré-estabelecidas, coisa rara atualmente. Outro ponto que me agrada é o título. Acho que ele acertou em cheio para a proposta de um disco de tom mais romântico, pois a pergunta é simples e profunda: "o que será de nós?" (em tradução livre).

01 - Can't Help But Smiling
02 - Angelika
03 - Baby
04 - Goin' Back To The Place
05 - First Song For B
06 - Last Song For B
07 - Chin Chin & Muck Muck
08 - 16th & Valencia, Roxy Music
09 - Rats
10 - Maria Leonza
11 - Brindo
12 - Meet Me At The Lookout
13 - Wiliamdzi
14 - Foolin'


PS: Continuo tendo dificuldades com o MegaUpload, por isso hoje aproveitei um bom link que encontrei na internet

2 comentários:

ca disse...

Inicialmente gostaria de dar os parabéns pelo seu blog! Mas uma pequena correção Devendra Banhard é um cara, não uma banda. Embora americano é filho de mãe Venezuelana, por isso, nos seus discos sempre tem alguma música em espanhol. Em 2006 participou do revival dos mutantes na inglaterra, afirma que tem como influência o Tropicalismo, os mutantes e os novos Baianos, disso tudo só poderia sair coisa boa!

Uma Música Por Dia disse...

ca, muito obrigado pelas informações que enriqueceram a postagem e já corrigi o texto. Confesso que tinha certeza de "Deventra Banhart" tratar-se de nome de uma banda e sequer pesquisar se era trabalho solo ou de grupo.
#falhaminha