sexta-feira, 8 de abril de 2011

1998 - Balaio do Sampaio


Já era fato que eu abusaria do espaço a mim concedido neste - percuciente e antenado - blog para fazer proliferar meu bairrismo, logo, devo falar do Lennon da Liverpool Capixaba, Sérgio Sampaio.
Cachoeirismo à parte, nada melhor que trazer uma coletânea de regravações à lume, para que, através dela, se percebesse a importância do artista espírito-santense no cenário nacional.
Em “Balaio do Sampaio” de 1998, Zeca Baleiro, que produziu o disco, fez com carinho uma compilação de músicas e músicos. Foi uma seleção definitiva de belas e densas canções, interpretadas com zelo por artistas consagrados.
Lenine traz lágrima aos olhos ao cantar “Pavio do Destino”. Zeca Baleiro, também, em “Tem que Acontecer”, Chico César não deixa por menos em “Em Nome de Deus”.
Em contrapartida, “Velho Bode”, por Eduardo Dusek, deixa um pouco a desejar, talvez porque não seja ele um dos meus artistas preferidos, deve haver quem goste.
João Bosco, como bom mineiro, habitué das praias capixabas, empresta toda sua genialidade em uma versão impecável de “Rosa púrpura de Cubatão”.
Fecho o lado das poesias melancólicas do disco com Erasmo Carlos, que mantém sua linha de gratidão ao sexo feminino com “Feminino Coração de Deus”. Por falar nele, sensacional a versão de Zizi Posse para “Meu pobre blues”, sarcástica canção feita por Sérgio no auge de seu sucesso, quando o Paul do sul do ES lhe pediu uma letra, Roberto.
Luiz Melodia e Jards Macalé (eternos parceiros de Sérgio), Elba Ramalho, Renato Piauí e João Nogueira dão alegria ao disco, reproduzindo os sambas e baladas do músico homenageado, fazem versões perfeitas e muito bem arranjadas, demonstram, assim, a versatilidade do próprio Sérgio.
Terminando pelo início: não faltou um novo arranjo para a regravadíssima “Eu quer botar meu bloco na rua”, na voz do próprio. A música foi o maior sucesso do Carnaval de 1973, rendendo-lhe o Troféu Imprensa da Globo.
Indico não só este, mas toda a obra do sensível e inesquecível conterrâneo!

Texto de Victor Athayde, autor dos blogs Vida Sem Açúcar e Direito Ambiental
Velhinho, valeu por mais esta valorosa contribuição!

01 - Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua
02 - Em Nome de Deus
03 - Feminino Coração de Deus
04 - Rosa Púrpura de Cubatão
05 - Tem Que Acontecer
06 - Meu Pobre Blues
07 - Pavio do Destino
08 - Até Outro Dia
09 - Velho Bode
10 - Que Loucura
11 - Velho Bandido
12 - Cala a Boca, Zé Bedeu
13 - Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua

2 comentários:

Patricia disse...

amanhã tem homenagem a ele lá no bar do pantera!

Uma Música Por Dia disse...

foi boa a tal homenagem?!