quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Thelonious Monk - Underground - In Walked Bud


Posso dizer que este foi um dos discos que iniciaram-me no Jazz (graças a esta capa), ainda lembro dos tempos de garoto quando ficava sacando cada detalhe (da capa), aquela rosa ao fundo, a moça com a arma, todas as garrafas de vinho, o oficial nazista amarrado, várias granadas, o queijo, o pão, a uva etc... enfim, um prato cheio pro moleque ficar viajando por incontáveis dias.
De fato esta capa causou grande impacto não só em mim como no público em geral. Este foi o último disco gravado por Monk para a Columbia (associação que foi de 1960 até 1968), quem gosta do cara diz que este passa longe de ser um clássico e o que tem de marcante é a capa. O que dizer então da música que escolhi para postar? O jazzista vai dizer que ali vc não ouvirá um grande momento de Monk e que o vocalista Jon Hendricks estava abaixo do seu nível habitual de criatividade. Eu vou dizer que volto a ser criança quando escuto geral* quebrando tudo e gosto muito. Relembro o garoto descobrindo um dos fundadores do bebop... é, talvez seja um relato passional, mas digo: é música boa!
O disco tem outros bons momentos, meu favorito é "Raise Four", também valem uma conferida: "Boo Boo's Birthday", "Ugly beaty" e "Green Chimneys" (desta o jazzista gosta!)

*vamos dar nome a geral -> Piano: Thelonious Monk; vocal: Jon Hendricks; baixo: Larry Gales; sax tenor: Charlie Rouse; bateria: Ben Riley

se quiser ler uma análise mais "fria" sobre o disco, clique aqui!
BAIXE AQUI "IN WALKED BUD"!!!!!

Nenhum comentário: